LITERATURA RECOMENDADA POR TEMAS

1 - Concepções de Educação e Escola. DELORS, Jacques e outros. Educação: um tesouro a descobrir – São Paulo: Cortez/UNESCO, 1998.
2 - Função social da escola e compromisso social do educador.
ARROYO, M. Ofício de Mestre - imagens e auto-imagens. Petrópolis: Editora Vozes, 2000
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
3 - Ética no trabalho docente. RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo, Cortez, 2001.
4 - Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora. SILVA, Márcia R. Apostila – Módulo II
5 - A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. CASTORINA, J.A. et al. Piaget-Vigotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática.
6 - Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. MORIN, Edgar: Os Sete Saberes necessários à Educação do futuro. Cortez.
7 - Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Idéias nº 8. 1.990, p 17-24.
VEIGA, Ilma P. A. (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995
8 - Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. COLL, César, (1996), Psicologia e Currículo, Editora Ática, São Paulo, 1996.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
9 - Avaliação. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de aprendizagem Escolar. 14.ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. Hoffman, Jussara. Avaliação mediadora – uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998.
10 - Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. CANDAU, Vera Maria (org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000
11 - Educação inclusiva. MANTOAN, M.T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como Fazer? Editora Moderna
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro. Editora WVA, 1997
12 - A relação Professor-Aluno - AQUINO, Julio Groppa (organizador) - A desordem na relação professor - aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1996.